condominium-690086 1

4 Dicas para poupar dinheiro e comprar seu imóvel

Comprar um imóvel é um dos sonhos que mais inspira os brasileiros a guardar dinheiro. Separamos 4 dicas para te ajudar.

Equipe Grão

Comprar um imóvel é sem dúvida um dos principais sonhos dos brasileiros, uma decisão muito pessoal e que carrega um grande significado.

Um imóvel é um bem de grande valor e, por conta disso, esse sonho costuma ser conquistado ao longo de muito tempo. Para chegar lá sem sustos, é fundamental um bom planejamento para não comprometer o bolso.

Mas como deve ser a organização de quem quer poupar dinheiro para comprar o imóvel? Quais são as melhores dicas?

                                Comece a poupar para comprar seu Imóvel            

Organização financeira, um item sempre fundamental

Se você já nos acompanha, com certeza percebeu o quanto valorizamos a organização financeira. A organização é o primeiro passo para o planejamento sair do papel e virar realidade.

Outro ponto fundamental além da organização é a disciplina para não falhar na hora de definir as prioridades e decidir o que fazer – principalmente por onde e como começar.

Em outras palavras, você precisa acreditar que faz sentido poupar dinheiro para comprar seu imóvel e então colocar em prática um planejamento capaz de mantê-lo engajado com esta meta.

Dicas para poupar dinheiro para comprar o imóvel

Poupar dinheiro não é necessariamente uma atividade prazerosa, pois em alguns casos significa ter que baixar o padrão de vida ou mesmo adiar decisões de consumo e deixar alguns sonhos simplesmente de lado.

Para poupar, você talvez tenha que abrir mão de algum conforto, trocar produtos e serviços que você se habitou a ter em prol de algo maior e que se pretende conquistar.

Algumas pessoas conseguem dar esse passo e começam a poupar dinheiro sem um objetivo específico, mas na prática o que mais funciona é quando existe um sonho grande que serve de combustível – como comprar o imóvel, por exemplo.

Para oferecer uma reflexão em cima desse tema fundamental, separamos algumas dicas para quem quer realmente poupar dinheiro:

Dica 1: Ataque a falta de disciplina

A falta de disciplina é, sem dúvida, uma das razões fundamentais que atrapalham a organização financeira de muitos brasileiros; é através da disciplina que criamos uma rotina de acompanhamento dos gastos.

Muita gente dedica um alto grau de preocupação apenas com as ferramentas (planilha, controles, aplicativos e etc.) e negligencia a necessidade de criar a rotina necessária para priorizar gastos e organizar as finanças.

Dica 2:  Acabe com a ignorância em relação aos gastos

Muitos brasileiros não têm a menor ideia do que quanto gastam e nem exatamente do quanto ganham – esse é o princípio básico equilibrar a vida financeira. Portanto, a primeira tarefa é analisar e verificar com calma as receitas e despesas do mês.

A partir do momento em que você registra seus gastos e receitas, fica mais fácil encontrar motivação, energia e os meios para reduzir as contas, poupar e até mesmo investir com mais inteligência.

Dica 3:  Pare de comprar por comprar

Você está navegando na rede e se depara com uma promoção. Está respondendo a um e-mail de trabalho e recebe uma oferta exclusiva de uma loja virtual. Como resistir, não é mesmo? Compra aqui, compra lá, compra online e o orçamento estoura.

Atualmente, você nem precisa sair de casa para gastar muito dinheiro com produtos supérfluos. Para muitos, o consumo se tornou uma válvula de escape para superar momentos de frustração. Consumo virou terapia, e isso é bem perigoso!

Antes de comprar impulsivamente, pense avalie a sua necessidade e descubra se realmente a compra é necessária. Se a compra for mesmo acontecer, não deixe de comparar preços e condições de pagamento. Negociando bastante é sempre possível encontrar condições melhores de compra.

A ideia aqui é parar de desperdiçar os recursos importantes que você terá que usar para comprar seu tão sonhado imóvel.

Dica 4:  Decida-se sobre o que é realmente importante

 A falta de prioridades é um problema evidente e capaz de confundir na hora de consumir e planejar as contas. As pessoas nem sempre sabem o que querem e dificilmente conseguem enxergar a necessidade de definir objetivos para momentos diferentes da vida.

Sem saber o que e quando quer realizar algo, fica difícil ver o dinheiro como um instrumento de conquistas e liberdade.

Lembre-se: comece a definir as prioridades para períodos diferentes. A viagem a ser feita em um ano não deve ser organizada da mesma forma que o objetivo de comprar um imóvel em 5 anos. Prioridades de curto, médio e longo prazo devem ser consideradas e planejadas de maneira distintas.

Oportunidade: Na Grão sua poupança rende mais! Clique aqui e abra sua conta grátis

Reserva para emergências

 Como mencionamos algumas vezes nesse texto, a compra do imóvel é um objetivo alcançado no longo prazo. Está claro que é importante guardar dinheiro para dar uma boa entrada e pagar o menor valor em juros.

Agora, quando pensamos no longo prazo, além do valor do financiamento que vamos precisar arcar é importante colocar na ponta do lápis todos os gastos que terão impacto no dia a dia.

Ao longo do tempo, imprevistos acontecem e para se precaver contra isso é fundamental manter uma boa reserva. Respeitar o hábito de alimentar essa reserva fará toda a diferença na hora de negociar o imóvel e fechar negócio.

A reserva serve para ajudar na compra, diminuindo o saldo devedor e, assim, o tamanho das parcelas e quanto de juros você pagará na operação.

A Grão ajuda você a juntar dinheiro para comprar seu imóvel

 Organizar a vida financeira é um grande trunfo, que precisa ser cada vez mais explorado. A educação financeira é uma grande aliada nesse contexto.

Ao longo do tempo, você vai precisar de apoio para guardar dinheiro e nós estamos aqui para isso! A Grão, primeira fintech brasileira de microinvestimentos, trabalha oferecendo o melhor conteúdo de finanças e, ao mesmo tempo, oferece uma experiência única para guardar seu dinheiro.

Quem começa a guardar dinheiro na Grão, conta com rentabilidade de até 106% da caderneta de poupança e a facilidade de investir inclusive valores mais baixos. Comece agora mesmo a realizar o sonho de comprar o imóvel!

+ Posts